Nome algum será adequado a grandeza de Deus, porém encontramos nomes na bíblia que dizem respeito a Ele como sujeito: Jeová, Deus; outros como predicados que falam dEle como Santo, Justo etc. Alguns nomes expressam a relação entre Deus e as criaturas.
No hebraico encontramos o nome “El”, no singular que significa Poderoso, Proeminente, freqüentemente indica um grande poder de Deus.
Em Nm 23.22 “EL” Deus tirou o povo do Egito com grande força.
“Elohim” é a forma plural de “El” permite a revelação da Tri-Unidade de Deus. É traduzido no português como Deus em nossa Bíblia. É mais usado que o singular e principalmente com o pronome no plural, mas com o verbo no singular.
Exemplo: Gn 1.1
Criou (sing.) Elohim (plural).
Encontramos os nomes compostos “El Elyon” que significa “O Altíssimo”, Possuidor dos céus e da terra. É citado nas passagens de Genesis 14.18-20 quando Melquisedeque abençoa a Abrão e em Daniel 4.34 quando Nabucodonosor reconhece a soberania absoluta de Deus.
“El Shadai” é o Deus Todo-Poderoso, sigfica ser forte, mostrar força, poder para abençoar ou destruir e encontramos esse nome em Nm. 24.4,16; Rute 1.20,21; Sl 91.1; Joel 1.15; Is 13.6. No livro de Jó este nome aparece mais de trinta vezes. No meio de muito sofrimento e provas o Todo-Poderoso esteve com Jó e lhe deu benção em dobro. Por esse nome os patriarcas conheciam a Deus.
É maravilhoso saber que podemos contar com o Todo-Poderoso em meio as nossas lutas e provas.
Quer conhecer mais nomes? Na próxima quarta-feira na reunião de oração aprenderemos sobre o nome “El Olam”.
Além do estudo bíblico a cada quarta-feira temos a oportunidade de compartilhar as bênçãos recebidas, orar em gratidão a Deus e interceder por um missionário e sua família. Também oramos em duplas.
Deus abençoe a todos!
Sergio Barbosa
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)